Candeias promove capacitação em hanseníase para  profissionais da Atenção Básica

Candeias promove capacitação em hanseníase para  profissionais da Atenção Básica

A secretaria de Saúde de Candeias através da vigilância epidemiológica realizou nesta quarta feira (17), uma capacitação para profissionais da atenção básica (médicos e enfermeiros), com o apoio do grupo técnico de hanseníase do governo do estado. O objetivo do encontro foi disseminar práticas que promovam melhor assistência no tratamento dos pacientes com hanseníase. A capacitação contou com a presença do prefeito Dr. Pitágoras, da secretária de Saúde do município, Soraia Cabral além dos profissionais da vigilância epidemiológica.

A hanseníase é uma doença contagiosa causada por uma bactéria que acomete a pele e o sistema nervoso. A doença tem grande importância epidemiológica, pois pode causar grau de incapacidade física ao paciente. A tosse, espirro e secreções nasais são as formas de contágio quando é frequente a convivência por tempo prolongado com um doente. Entre os sintomas nos casos mais graves podem apresentar: inchaços, febre, dor nas juntas, sangramento, feridas e ressecamento do nariz.

A vigilância epidemiológica do município alerta que em casos se aparecimento de manchas por longo período no corpo, o paciente deve buscar atendimento em uma das unidades de saúde. Todas as unidades de Candeias estão preparadas para atender os pacientes com suspeita da doença e realizar o tratamento adequado.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login - Contra-Cheque
Matricula 
Senha 

×