Candeias: Vigilância Sanitária chama atenção do consumidor ao adquirir alimentos para a  Semana Santa

Candeias: Vigilância Sanitária chama atenção do consumidor ao adquirir alimentos para a Semana Santa

Com a aproximação da Semana Santa, aumenta a procura por determinados alimentos, principalmente os pescados e produtos enlatados, chocolates, entre outros produtos. Para evitar riscos à saúde pelo consumo de produtos estragados ou contaminados é preciso ficar muito atento na hora de fazer as compras.

A Vigilância Sanitária Municipal de Candeias (VISA) orienta que, antes de tudo, o consumidor deve ficar de olho nas condições de higiene e limpeza do estabelecimento. O local deve possuir condições adequadas para conservação dos alimentos oferecidos.

Confira algumas dicas da Vigilância Sanitária para o consumidor ficar atento na hora de escolher os produtos:

É necessário ter cuidado ao comprar e comercializar peixes, mariscos e derivados; Prefiram alimentos congelados ou resfriados; O peixe, quando congelado, o consumidor deve observar se o mesmo encontra-se na temperatura informada na embalagem; quando fresco, ele deve ser firme e resistente à pressão dos dedos e as escamas brilhantes, bem aderidas a pele; redobrar atenção para a cor e o cheiro, caso estejam azulados ou acinzentados e com mau cheiro, não comprem, pois estes alimentos transmitem doenças, podendo causar serias alergias, infecções graves e até levar a morte.

A VISA também alerta para que as pessoas verifiquem os locais que estão armazenados, manipulados e a data de validade dos produtos a serem consumidos. Os chocolates também merecem atenção, não podem sofrer a incidência de luz solar ou umidade e devem estar em local fresco e arejado.

Locais de Vendas: ao escolher o estabelecimento para comprar, utilize como critério a limpeza e a organização do ambiente e higiene dos atendentes. Observe também se o local apresenta condições adequadas para conservação dos alimentos oferecidos, além disso, os produtos devem ser expostos sempre em cima de prateleiras e quando refrigerados e congelados devem ser mantidos na temperatura indicada pelo fabricante.

Deixe uma resposta

Login - Contra-Cheque
Matricula 
Senha 

×