Cerca de mil pessoas participam da recepção do Fogo Simbólico da Independência da Bahia

Cerca de mil pessoas participam da recepção do Fogo Simbólico da Independência da Bahia

Depois de passar por Cachoeira, Saubara, Santo Amaro e São Francisco do Conde, Fogo Simbólico da Independência da Bahia chegou a Candeias por volta das 9 horas da manhã desta sexta-feira (1º), pelas mãos dos atletas sanfranciscanos. A tocha que rememora as grandes lutas do início do século XVIII foi recepcionada na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes por cerca de mil pessoas. Este ano, a Bahia comemora 193 de independência.
Autoridades candeenses e sanfranciscanas participaram da cerimônia cívica, como o prefeito de Candeias Sargento Francisco, acompanhado da primeira-dama Rosineide Conceição, o representante do prefeito de São Francisco do Conde e atual secretário especial de acompanhamento da gestão, Alberto Mattos (Beto Maria), os vereadores candeenses Gil Soares, Marivalda Silva, Roberto Melo, Rafa de Beijoca, João Cláudio, Serrinha SS, Pastor Lima e Pitágoras Ibiapina, os secretários municipais Jackson de Oliveira (Governo e Gestão), Laildo Conceição (Cultura e Turismo), Jair Cardoso (Educação), Jerolino Mascarenhas (Finanças), Jorge Santana (Trânsito e Transportes), Firmino Barbosa (Serviços Públicos), Fernando Bordoni (Trabalho, Emprego e Renda), Leonardo Dias, José Genival (Indústria e Comércio), Ana Apenburg (Infraestrutura e Obras) e Fabiano Souza (Desenvolvimento e Assistência Social).
“Está é uma grande celebração na qual homenageamos nossos heróis daquela época que lutaram com suor e sangue nos movimentos pela liberdade. É também uma celebração aos atuais heróis, que somos todos nós, pais e mães de família, que todos os dias lutamos pela sobrevivência e pelo desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito Sargento Francisco.
O ‘2 de julho’
Como já é tradição, foi apresentado um breve apanhado histórico das lutas travadas no solo baiano pela independência do Brasil e da Bahia. “A Vila de São Francisco carimbou, a 29 de junho de 1822, a sua participação nas lutas pela Independência do Brasil com um documento que foi enviado ao imperador Dom Pedro I, solicitando a plena liberdade do país, com o comércio livre, com universidades próprias, enfim, com a liberdade em todos os contextos. E foi nessa região que estamos que as trincheiras foram colocadas, portanto, o Dois de Julho é ainda mais importante para o nosso povo. Foram quase 11 meses de dura batalha em terra e no mar”, contou o historiador sanfranciscano Jorge do Espírito Santo.
O também historiador e atual secretário municipal de Educação de Candeias, Jair Cardoso, também falou do momento histórico da guerra pela Independência do Brasil, que culminou, quase um ano depois, na Independência da Bahia. “Quando Dom Pedro I tinha declarado extintos os vínculos que uniam Brasil a Portugal, aqui na Bahia os portugueses resistiam barbaramente para não entregar a província mais cobiçada por Portugal. As lutas foram intensas e Candeias teve uma participação importante. Foi no distrito de Caboto que nós aquartelamos quase mil homens, nas águas da Baía de Todos-os-Santos, das tropas vindas de Cachoeira, que depois se uniram às Tropas do Exército Libertador para seguir para Salvador libertar a cidade. Também no distrito de Passagem dos Teixeira, que recebeu as tropas do General Labatut, e todo o dinheiro, o ouro e a prata, serviram para custear as tropas que venceram a batalha final em Pirajá, Salvador”, relembrou.
Após o atleta sanfranciscano José Carlos passar a tocha para a atleta candeense Nilzete Maria, que acendeu a pira instalada no centro da Praça, o Fogo Simbólico seguiu rumo ao município de Simões Filho em revezamento entre os atletas candeenses. De lá, o Fogo Simbólico será conduzido para a capital baiana, Salvador, onde haverá grande comemoração neste sábado, dia 2 de julho, data magna da Bahia e uma das mais importantes do Brasil. A programação inicia-se às 9 horas da manhã, no Largo da Lapinha, com a presença do governador Rui Costa.

______________________
Texto: Fabiana Andrade
Fotos: Abdias Alves
Mais fotos: www.facebook.com/prefeituradecandeiasbahia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login - Contra-Cheque
Matricula 
Senha 

×